A importância da gestão financeira
- Vinícius de Oliveira

- 5 de set. de 2021
- 2 min de leitura
A gestão financeira eficiente é fundamental para a sobrevivência e crescimento das empresas.
Não adianta a sua empresa ser a melhor na prestação do serviço ou na produção de um produto de determinado segmento, se ela não dá a devida atenção à gestão financeira do negócio, pois isto poderá ter consequências negativas na sustentabilidade da empresa, gerando o descasamento do fluxo de caixa e o endividamento.
Primordialmente, a organização deve verificar quanto custa para abrir o seu negócio (obrigações e encargos legais, estrutura, funcionários, aluguel, água, energia elétrica, telefone, internet, matérias-primas, insumos, equipamentos, Marketing, ou seja, os custos fixos, os custos variáveis e os investimentos). Além disso, a empresa deve ter recursos financeiros para suportar os primeiros meses de atividade, enquanto a empresa não consegue a quantidade de clientes necessária e estabelecida no planejamento.
A empresa deve calcular o capital de giro necessário para manter a operação do negócio, até mesmo em situações de crise econômica prolongada. O cálculo do ponto de equilíbrio também é fundamental, para saber quantos produtos ou serviços precisam ser vendidos para que a empresa atinja a sua meta de lucro (resultado financeiro).
A contínua otimização dos processos-chave, visando o aumento da produtividade e a redução dos custos, traz maior eficiência para a organização. A busca pela liderança na redução de custos, sem prejudicar a qualidade, é fundamental para o crescimento organizacional.
O empresário não deve misturar as finanças pessoais com as finanças da empresa, e deve estabelecer um pró-labore para o sócio administrador. O planejamento, a organização, a direção e o controle são a base de toda a administração.
Fazer um controle dos produtos mais importantes, através da Curva ABC, o giro de estoques, os prazos de pagamentos e recebimentos, são necessários para obter melhores resultados financeiros e, assim, pagar os compromissos de curtíssimo prazo.
A capacidade de negociação de recebimentos de clientes e de pagamentos a fornecedores, também são fundamentais para um fluxo de caixa saudável. Assim como a definição das melhores alternativas de formas de pagamento.
Existem relatórios de apoio nessa gestão, como o relatório de vendas, de estoques, contas a pagar, contas a receber, fluxo de caixa, DRE (demonstração do resultado do exercício), balanço patrimonial, relatório do banco, orçamento etc.
Acessem a página abaixo (link) para obter informações sobre o curso Segredo dos Investimentos para Iniciantes. Descubra como começar a investir do zero e conquistar seus objetivos financeiros com o curso do Coach financeiro, Investidor e Empreendedor de Alta Performance, William Hunt. https://go.hotmart.com/E45291622X
Acessem a página abaixo (link) para obter informações sobre o curso online de Auxiliar Administrativo - O curso nº 1 para quem quer entrar no mercado de trabalho!









Comentários