Calibração de Picking
- Vinícius de Oliveira

- 14 de set.
- 2 min de leitura
A adequada Calibração de Picking nos centros de distribuição dos armazéns favorece ao processo de separação de pedidos (nos setores de separação), contribuindo com o seu tempo de execução esperado no planejamento e no treinamento, o que influi positivamente no grau de satisfação dos clientes. A Calibração de Picking representa um abastecimento preventivo nos setores de separação.
O abastecimento preventivo depende do tamanho e da complexidade do centro de distribuição (CD), assim como dos volumes e variedades de produtos. Existem algumas etapas a serem seguidas que contribuem com uma boa Calibração de Picking, segundo Linhares (2024):
Disponibilidade de picking
Identificar quantas posições de picking existem. Podemos usar os paletes como unidades-padrão;
Conhecer a demanda de cada produto
Conhecer a demanda através do controle das fichas/sistemas de estoques e dos relatórios de vendas, classificando os produtos conforme a Curva ABC (80/15/5), indicando-os em grau de importância para a empresa;
Distribuir os setores de separação
O objetivo é equilibrar a atividade nos setores responsáveis pela separação, havendo uma utilização adequada e equilibrada dos recursos disponíveis. Isso dependerá do tamanho do armazém e influirá no layout do local. São utilizados mapas de calor para acompanhar essa dinâmica, visando realizar correções e melhorias.
Dentro de cada setor de separação, distribuir os produtos ABC
Essa distribuição nos setores de separação deve utilizar a Curva ABC para abastecer os produtos de formar a reduzir o percurso no processo de separação e evitar "gargalos" na operação, considerando que os produtos de Classe A são os que possuem maior demanda (maior movimentação). O objetivo é tornar o processo cada vez mais eficiente.
Distribuir os espaços disponíveis na proporção ABC para cada classificação de produto
80% do espaço para produtos curva A, 15% para produtos curva B e 5% para produtos curva C
Capacidade de picking
Conhecer a capacidade do local e a demanda média diária e a variabilidade de saídas dos produtos, para aproveitar todo o espaço definido.
Ponto de reposição
Ponto de reposição representa a posição em quantidade de cada produto nos setores de separação em que será acionado o abastecimento preventivo.
O ponto de reposição é muito importante, tendo em vista que é necessário estabelecer um ponto de reposição equilibrado, para evitar movimentações para abastecimentos em excesso (com o estoque alto), ao mesmo tempo tendo a preocupação de evitar as faltas de produtos (com o estoque baixo). Por isso, essa definição do ponto de reposição deverá ser bem analisada e avaliada.
Referência
Linhares, Eduardo
Logística eficiente/Eduardo Linhares. -- Barueri, SP: Novo Século Editora, 2024.120p.
Indicação de cursos:
Curso Formação Pacote Office, da Expert Cursos, é Um Curso Completo, 100% Online e Atualizado, oferece conteúdo do Básico ao Avançado, com Acesso Vitalício aos Alunos.
Word, Excel e Power Point
Exercícios Práticos (passo a passo) e Suporte Exclusivo
Certificado de Conclusão Válido em Todo Território Nacional
Curso Segredos dos Investimentos para Iniciantes é um treinamento completo, 100% online, focado para você que deseja começar a investir com pouco dinheiro, com segurança, fazendo seu dinheiro render muito mais para que você possa alcançar todos seus objetivos financeiros e realizar seus sonhos.
São 76 aulas, onde você vai aprender a colocar o dinheiro para trabalhar para você!
Todas as VIDEOAULAS SÃO LEGENDADAS para ser mais acessível para todos os alunos.









Comentários