Gerencie o fluxo de caixa da sua empresa
- Vinícius de Oliveira

- 7 de out. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de set. de 2020
A gestão do fluxo de caixa é muito importante para as empresas, visando reduzir o risco com problema de liquidez do negócio (descasamento do fluxo de caixa). Os gestores devem ficar atentos à execução do orçamento (receitas, despesas e investimentos) do ano vigente. Para reduzir o risco de liquidez, a empresa deve tomar algumas medidas para diminuir o ciclo financeiro dos negócios.
O ciclo financeiro representa o período entre a aquisição do produto (entrada do produto no estoque) e o recebimento pela sua venda.
Algumas medidas para diminuir o período do ciclo financeiro dos negócios e aumentar os prazos de pagamentos aos fornecedores:
· Negociar para aumentar os prazos de pagamentos aos fornecedores. O sucesso dessa estratégia irá depender do poder de barganha da empresa com seus fornecedores. Por exemplo, se em um determinado setor do mercado existe uma grande quantidade de fornecedores dos produtos, aumentará a probabilidade das empresas conseguirem negociar prazos mais favoráveis a seu negócio em virtude da competição entre eles, com o aumento da concorrência. Por outro lado, se em outro setor do mercado houver 1 (um) ou poucos fornecedores, devido às características dos produtos, será mais difícil conseguir prazos para pagamentos maiores do que os praticados, normalmente, pelo setor no mercado. Por isso, as empresas devem manter uma relação sustentável com bons fornecedores.
· Executar ações para reduzir o prazo médio de contas a receber dos clientes. Incentivando as compras à vista em dinheiro; incentivando as compras a prazos de pagamento menores.
· Realizar procedimentos visando reduzir o prazo médio de estocagem, ou seja, aumentar o giro de estoques. O giro de estoques depende da qualidade do produto, do tipo de demanda e da sua fase no ciclo de vida (crescimento, maturidade ou declínio). Pode-se realizar ações de Marketing e Vendas com a aquisição de lotes maiores (econômicos) de determinados produtos (analisar) para promoções em lugares destacados da loja com a devida divulgação. É claro que as ações de Marketing e Vendas devem ser precedidas da análise dos custos envolvidos e da fase do ciclo de vida em que o produto se encontra (crescimento, maturidade ou declínio).
· Analisar a melhor estratégia para a gestão de estoques. Os gestores devem analisar qual é a melhor estratégia para o seu negócio, atendendo o seu tipo de demanda, mantendo estoques em seus armazéns ou solicitando a partir do pedido do cliente (encomenda). Ao manter estoques, deve-se verificar o estoque mínimo correto para evitar o excesso ou a falta de produtos, o que pode gerar aumento nos custos de oportunidade ou falta, respectivamente.
Acessem a página abaixo (link) para obter informações sobre a planilha que auxilia o empreendedor no calculo do preço de venda dos produtos, controle de estoques e vendas. Desenvolvida por Maurício Nunes.
Ideal para pequenos comércios, cozinheiros(as) e artesãos.







Comentários