Gestão de Estoques: Tipos de Demandas
- Vinícius de Oliveira
- 7 de jan. de 2023
- 3 min de leitura
Para executar uma gestão de estoques eficiente, aplicando as técnicas e estratégias necessárias para atingir o Nível de Serviço Logístico almejado no planejamento, o qual deverá proporcionar um nível de satisfação que contribua com bons resultados organizacionais, as empresas devem conhecer bem os tipos de demandas do segmento de mercado em que está inserido, além de observar as mudanças e tendências.
Finalidade dos estoques
Os estoques são utilizados pelas empresas para satisfazer as necessidades do seu público-alvo. Por isso, as organizações devem evitar situações como faltas ou atrasos nas entregas, o que pode gerar insatisfação dos consumidores. Para uma boa gestão de estoques, a organização deverá sempre analisar os cenários, para está preparada e prevenida em situações em que o tempo de ressuprimento for superior ao esperado, atrasando as entregas de matérias-primas ou produtos, ou houver uma demanda bem acima da demanda esperada (pico de demanda).
Para que a gestão de estoques seja eficiente, seja utilizando a técnica de puxar (quando a demanda é conhecida), em que os pedidos são realizados de acordo com as demandas programadas, ou a técnica de empurrar (quando há uma previsão de demandas), em que a empresa faz uma previsão de demandas, já adquirindo os estoques para suprir determinado período de tempo, de acordo com o consumo, as organizações devem se preocupar em ter bons fornecedores, com os tipos de produtos que comercializam e os tipos de demandas que envolvem o seu negócio.
Tipos de demandas
Demanda Permanente
A demanda permanente significa uma demanda constante durante o ano, ou seja, o consumidor está com essa necessidade a ser suprida de forma contínua, facilitando uma previsão de consumo e a gestão de estoques. E para que a empresa mantenha uma boa gestão de estoques, deverá se proteger contra imprevistos e contingências que possam ocasionar um desabastecimento. Deve-se sempre analisar o comportamento do consumidor, as mudanças e evoluções tecnológicas e o ciclo de vida dos produtos e negócios, para que a empresa possa atender às necessidades atuais de seu público-alvo, e reduzir o risco de obsolescência.
Demanda Irregular
Quando a demanda é irregular o desafio para a gestão de estoques fica maior, pois os cuidados com o aumento de demanda (pico de demanda) são mais importantes, para que não falte ou atrase a entrega dos produtos. Quando a demanda é irregular pode ocorrer do consumo diminuir também, o que gera uma atenção da gestão de estoques no tocante à validade, depreciação ou obsolescência do produto em questão.
Demanda Derivada
A demanda derivada é mais previsível para a gestão de estoques, tendo em vista que os produtos são envolvidos na produção de outros produtos acabados, comercializados no mercado. As empresas devem ficar atentas no consumo desses produtos principais, para programar o seu estoque.
Demandas Sazonais
As demandas sazonais ocorrem em determinados períodos do ano, tendo que a gestão de estoques ficar preparada para a demanda mais elevada em determinado período ou data. Exemplificando, citamos a venda de Ovos de Chocolate na Páscoa, a Árvore de Natal no Natal, ou casaco na estação de Inverno.
#GestãoDeEstoques #DemandasSazonais #DemandaIrregular #DemandaPermanente #DemandaDerivada #TiposDeDemanda #Empreendedorismo #BlogDeNegócios
Segue o link abaixo para obter informações sobre o curso Segredo dos Investimentos para Iniciantes. Descubra como começar a investir do zero e conquistar seus objetivos financeiros com o curso do Coach financeiro, Investidor e Empreendedor de Alta Performance, William Hunt. https://go.hotmart.com/E45291622X
Aproveitem o desconto! Acessem a página abaixo para obter informações sobre o livro O Controle Eficaz de Estoques - Autor: Vinícius de Oliveira Guimarães - através do site da Above Editora e Publicações
Cliquem no link abaixo para obter informações sobre o curso online de Auxiliar Administrativo - O curso nº 1 para quem quer entrar no mercado de trabalho!
Comments