Indicadores de desempenho para o processo de abastecimento de picking nos armazéns
- Vinícius de Oliveira

- 5 de out.
- 2 min de leitura
As atividades de picking no setor de separação refletem no desempenho da atividade logística e, consequentemente, na satisfação dos clientes. Por isso, os indicadores-chave de desempenho do processo devem ser bem definidos e relevantes para o negócio, e devidamente verificados, coletados e registrados, contribuindo para um controle eficiente.
Segundo Linhares (2024), entre os principais indicadores-chave para o processo de abastecimento de picking, podemos incluir:
Tempo de abastecimento
A medição poderá ser realizada pela produtividade homem-hora e pelo tempo de realização dos abastecimentos. É fundamental padronizar e treinar a execução do processo, para que a empresa obtenha a qualidade e consistência desejada.
Assertividade do abastecimento
Abastecer no local (endereço de picking do armazém) certo e com o produto correto é essencial para evitar problemas nas atividades de picking e "gargalos" operacionais.
Nível do ponto de reposição
O nível do ponto de reposição representa o estoque de segurança para quando é solicitado um novo abastecimento de picking. O objetivo é realizar uma proteção contra oscilações, tanto no tempo de abastecimento quanto nos picos de demandas, evitando atrasos na separação dos pedidos.
Quantidade de abastecimentos corretivos
Mensurar a quantidade de abastecimentos corretivos é fundamental para avaliar o desempenho da atividade. Saber se houve mais ou menos abastecimentos corretivos em determinado período é necessário para avaliar a eficiência da execução. No entanto, é essencial, também, saber os motivos dos abastecimentos corretivos, visando a melhoria contínua do processo. Alguns exemplos de motivos são: pico de demanda, falha no abastecimento preventivo, capacidade insuficiente para atender à demanda etc.
Assertividade do inventário de picking
A assertividade do inventário de picking advém de um bom processo de inventário, com atividades padronizadas, com equipamentos corretos e funcionários treinados. A assertividade do inventário nos endereços de picking contribui para uma tomada de decisão com melhor embasamento de dados e um planejamento realista, o que contribuirá para um abastecimento de picking eficiente. Caso contrário, poderão ocorrer problemas de excesso ou faltas de produtos nos endereços.
Referência
Linhares, Eduardo
Logística eficiente/Eduardo Linhares. -- Barueri, SP: Novo Século Editora, 2024.120p.
Indicação de cursos:
Curso Formação Pacote Office, da Expert Cursos, é Um Curso Completo, 100% Online e Atualizado, oferece conteúdo do Básico ao Avançado, com Acesso Vitalício aos Alunos.
Word, Excel e Power Point
Exercícios Práticos (passo a passo) e Suporte Exclusivo
Certificado de Conclusão Válido em Todo Território Nacional
Curso Segredos dos Investimentos para Iniciantes é um treinamento completo, 100% online, focado para você que deseja começar a investir com pouco dinheiro, com segurança, fazendo seu dinheiro render muito mais para que você possa alcançar todos seus objetivos financeiros e realizar seus sonhos.
São 76 aulas, onde você vai aprender a colocar o dinheiro para trabalhar para você!
Todas as VIDEOAULAS SÃO LEGENDADAS para ser mais acessível para todos os alunos.









Comentários