top of page
  • Google+ Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon

Indicadores de desempenho para o processo de abastecimento de picking nos armazéns


As atividades de picking no setor de separação refletem no desempenho da atividade logística e, consequentemente, na satisfação dos clientes. Por isso, os indicadores-chave de desempenho do processo devem ser bem definidos e relevantes para o negócio, e devidamente verificados, coletados e registrados, contribuindo para um controle eficiente.

Segundo Linhares (2024), entre os principais indicadores-chave para o processo de abastecimento de picking, podemos incluir:



  • Tempo de abastecimento


A medição poderá ser realizada pela produtividade homem-hora e pelo tempo de realização dos abastecimentos. É fundamental padronizar e treinar a execução do processo, para que a empresa obtenha a qualidade e consistência desejada.


  • Assertividade do abastecimento


Abastecer no local (endereço de picking do armazém) certo e com o produto correto é essencial para evitar problemas nas atividades de picking e "gargalos" operacionais.


  • Nível do ponto de reposição


O nível do ponto de reposição representa o estoque de segurança para quando é solicitado um novo abastecimento de picking. O objetivo é realizar uma proteção contra oscilações, tanto no tempo de abastecimento quanto nos picos de demandas, evitando atrasos na separação dos pedidos.


  • Quantidade de abastecimentos corretivos


Mensurar a quantidade de abastecimentos corretivos é fundamental para avaliar o desempenho da atividade. Saber se houve mais ou menos abastecimentos corretivos em determinado período é necessário para avaliar a eficiência da execução. No entanto, é essencial, também, saber os motivos dos abastecimentos corretivos, visando a melhoria contínua do processo. Alguns exemplos de motivos são: pico de demanda, falha no abastecimento preventivo, capacidade insuficiente para atender à demanda etc.


  • Assertividade do inventário de picking


A assertividade do inventário de picking advém de um bom processo de inventário, com atividades padronizadas, com equipamentos corretos e funcionários treinados. A assertividade do inventário nos endereços de picking contribui para uma tomada de decisão com melhor embasamento de dados e um planejamento realista, o que contribuirá para um abastecimento de picking eficiente. Caso contrário, poderão ocorrer problemas de excesso ou faltas de produtos nos endereços.






Referência


Linhares, Eduardo

Logística eficiente/Eduardo Linhares. -- Barueri, SP: Novo Século Editora, 2024.120p.








Indicação de cursos:


Curso Formação Pacote Office, da Expert Cursos, é Um Curso Completo, 100% Online e Atualizado, oferece conteúdo do Básico ao Avançado, com Acesso Vitalício aos Alunos.

Word, Excel e Power Point

Exercícios Práticos (passo a passo) e Suporte Exclusivo

Certificado de Conclusão Válido em Todo Território Nacional







Curso Segredos dos Investimentos para Iniciantes é um treinamento completo, 100% online, focado para você que deseja começar a investir com pouco dinheiro, com segurança, fazendo seu dinheiro render muito mais para que você possa alcançar todos seus objetivos financeiros e realizar seus sonhos.

São 76 aulas, onde você vai aprender a colocar o dinheiro para trabalhar para você!

Todas as VIDEOAULAS SÃO LEGENDADAS para ser mais acessível para todos os alunos.





Comentários


  • Grey Google+ Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Icon

© 2019-2025 by Blog de Negócios Brasil.  Proudly created with Wix.com

bottom of page