top of page
  • Google+ Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon

Logística: Mercadorias no Centro de Distribuição

A separação das mercadorias no Centro de Distribuição (CD) deve ser organizada para uma execução eficiente, utilizando os recursos disponíveis da melhor maneira possível e com o menor custo, visando evitar o desequilíbrio no volume das tarefas dos colaboradores e das áreas, e problemas de "gargalos" nas atividades, o que pode interferir nos prazos de entrega acordados com os clientes, por isso, é importante um controle dos indicadores de desempenho, a utilização de ferramentas como o Mapa de Calor dos setores, por exemplo, a análise e propostas para a melhoria e a correção das falhas. A separação das mercadorias dependerá de vários fatores, como:

  • Layout do CD;

  • Tipo de produto a ser separado;

  • Equipamentos disponíveis para separação;

  • Política de abastecimento;

  • Calibração de Picking;

  • Política de entrega;

  • Demanda previsível e sua variabilidade.


A funcionalidade e a viabilidade dos processos-chave devem ser estudadas e avaliadas na fase de planejamento, tendo em vista os investimentos necessários e os custos envolvidos. O planejamento é importante para evitar estruturas demasiadamente caras, obsoletas, ociosas e/ou que não funcionam na prática para o alcance dos resultados da empresa, de forma competitiva no mercado.


Sair com o transporte da expedição com a mercadoria consolidada, ao invés de separar por pedido, poderá agilizar a tarefa dos separadores de pedidos do Centro de Distribuição, evitando grandes deslocamentos, porém, poderá dispender mais tempo no momento da entrega do produto ao cliente, o que acredito não ser muito interessante para a percepção de valor do cliente. Porém, é imprescindível que a empresa cumpra os prazos e requisitos acordados no momento da contratação, possuir um bom pós-venda e realizar o devido controle de execução e pesquisas de satisfação dos clientes.


Existem alguns modelos de separação, e algumas variações desses modelos, sendo que os gestores responsáveis devem avaliar cada situação, visando obter eficiência, eficácia e menor custo. Analisar o processo logístico como um todo (Visão Sistêmica e Holística) e o modelo de negócio praticado pelos concorrentes do segmento de negócios pode auxiliar na tomada de decisão.


Exemplos:


Modelo de separação por pedido ou lote de pedidos;

Modelo de separação por zona (zona de localização dos produtos no Centro de Distribuição);

Modelo de separação por ciclo ou ondas (geralmente estabelecido pelas rotas de entrega).






Referência


Linhares, Eduardo

Logística eficiente/Eduardo Linhares. -- Barueri, SP: Novo Século Editora, 2024.120p.








Indicação de cursos:


Curso Formação Pacote Office, da Expert Cursos, é Um Curso Completo, 100% Online e Atualizado, oferece conteúdo do Básico ao Avançado, com Acesso Vitalício aos Alunos.

Word, Excel e Power Point

Exercícios Práticos (passo a passo) e Suporte Exclusivo

Certificado de Conclusão Válido em Todo Território Nacional







Curso Segredos dos Investimentos para Iniciantes é um treinamento completo, 100% online, focado para você que deseja começar a investir com pouco dinheiro, com segurança, fazendo seu dinheiro render muito mais para que você possa alcançar todos seus objetivos financeiros e realizar seus sonhos.

São 76 aulas, onde você vai aprender a colocar o dinheiro para trabalhar para você!

Todas as VIDEOAULAS SÃO LEGENDADAS para ser mais acessível para todos os alunos.









Comentários


  • Grey Google+ Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Icon

© 2019-2025 by Blog de Negócios Brasil.  Proudly created with Wix.com

bottom of page