Performance do Setor de Separação no Centro de Distribuição
- Vinícius de Oliveira
- 20 de jul.
- 3 min de leitura
A atividade de distribuição dependerá da estratégia de abastecimento do setor de separação e da eficiência na distribuição das listas de pedidos dos clientes. Dependerá, também, de toda a estrutura e treinamento oferecidos aos colaboradores. Entretanto, para analisar o desempenho do próprio setor de separação, podemos utilizar alguns dos seus principais indicadores-chave de performance, segundo Linhares, 2024:
Produtividade da separação Homem-Hora
Tempo necessário para a separação dos pedidos, utilizando parâmetros como o acesso, quantidade, peso etc. Esse tempo deverá ser apurado no treinamento e controlado na execução diária.
Tempo de Ciclo de Picking
É o tempo desde o recebimento do pedido, envolvendo a coleta, até ele está pronto para o envio. É fundamental está bem treinado e estruturado. Quanto menor esse tempo de duração do ciclo de picking, mais eficiente será o processo, influenciando positivamente na satisfação dos clientes, sempre dependendo da qualidade ofertada.
Custo por unidade de Picking
Mede o custo associado à coleta de cada item ou pedido, considerando custos com equipamentos, mão-de-obra e demais custos operacionais. A partir dessa medição, os gestores podem buscar a redução de custos eliminando atividades e/ou procedimentos desnecessários, além de avaliar a utilização de novas tecnologias capazes de melhorar a sua produtividade. Porém, os colaboradores devem ficar aptos para trabalhar com essa nova tecnologia.
Qualidade na separação
Realiza a mensuração dos pedidos que são separados corretamente. Esta verificação poderá ocorrer internamente ou através da devolução dos produtos pelos clientes. Acredito que o ideal seria possuir as duas maneiras de controle, até mesmo para evitar um possível problema para o cliente, mas, sempre buscando reduzir os custos e trabalhar de forma eficiente. Seria importante verificar as melhores práticas adotadas no segmento de mercado, para uma melhor tomada de decisão.
Tempo de inatividade
Tempo em que o colaborador ou o equipamento estão fora da atividade de separação, sendo uma estrutura ociosa nesse período. Por isso, o planejamento é essencial, visando utilizar os recursos disponíveis de forma eficiente, aproveitando sinergias, e evitando desperdícios. Esse controle serve, justamente, para verificar a operação na prática, promovendo melhorias e correções.
Turnover (% e R$) do time de separação
O Turnover (rotatividade de pessoal) é um importante indicador de desempenho, pois, ele interfere na eficiência e nos custos da operação, tendo em vista a necessidade da Curva de Aprendizado, do treinamento, além dos custos que envolvem demissões e admissões. Para ajudar a minimizar esse impacto a empresa deverá agir para reduzir essa perda de talentos de forma não planejada e frequente, além de trabalhar a gestão do conhecimento e a padronização dentro da empresa.
Checklist de organização do setor de separação
Referência
Linhares, Eduardo
Logística eficiente/Eduardo Linhares. -- Barueri, SP: Novo Século Editora, 2024.120p.
Indicação de cursos:
Curso Formação Pacote Office, da Expert Cursos, é Um Curso Completo, 100% Online e Atualizado, oferece conteúdo do Básico ao Avançado, com Acesso Vitalício aos Alunos.
Word, Excel e Power Point
Exercícios Práticos (passo a passo) e Suporte Exclusivo
Certificado de Conclusão Válido em Todo Território Nacional
Curso Segredos dos Investimentos para Iniciantes é um treinamento completo, 100% online, focado para você que deseja começar a investir com pouco dinheiro, com segurança, fazendo seu dinheiro render muito mais para que você possa alcançar todos seus objetivos financeiros e realizar seus sonhos.
São 76 aulas, onde você vai aprender a colocar o dinheiro para trabalhar para você!
Todas as VIDEOAULAS SÃO LEGENDADAS para ser mais acessível para todos os alunos.
Comentários