Setor de Qualidade e Controle - Principais Indicadores de Desempenho
- Vinícius de Oliveira
- 31 de ago.
- 2 min de leitura
Para a melhoria contínua através do monitoramento e gerenciamento, os gestores devem definir indicadores de desempenho relevantes para o negócio /setor. Segundo Linhares (2024), os principais indicadores de desempenho no setor de qualidade e controle são:
Precisão do Inventário
Processo de inventário deverá ser bem definido, padronizado e executado com eficiência, para que os ciclos de contagem apresentem os resultados corretos em seus estoques, contribuindo para a tomada de decisão dos gestores.
Tempo de Ciclo de Operações
O tempo de Ciclo de Operações representa o período desde o recebimento de um pedido até a sua expedição. A redução do tempo deste Ciclo indica maior eficiência em sua execução, desde que seja tudo executado corretamente. Essa medição é fundamental para verificar o desempenho. Acredito que o processo possa ser agilizado através de um sistema de informação de pedidos padronizado e que atenda as atuais necessidades da empresa, descrevendo os produtos corretamente, por exemplo. Independentemente da forma dos pedidos, é fundamental que seja padronizado e com as informações corretas, contribuindo para a entrega dos produtos corretos nos locais corretos, com a devida documentação, evitando problemas com retrabalho.
Taxa de Cumprimento de Pedidos
A Taxa de Cumprimento de Pedidos indica o Nível de Serviço Logístico, em que é mensurada a quantidade de pedidos atendidos corretamente (atendem aos requisitos estabelecidos e exigidos pelo público-alvo) dentro do prazo contratado. Esse prazo deverá ser competitivo no segmento de mercado.
Custo Operacional por Unidade
O custo operacional por unidade informa os custos envolvidos na produção por cada unidade de produto. A empresa busca sempre melhorar a sua produtividade, reduzindo o custo por cada produto, mantendo a qualidade para o seu público-alvo. Muitas empresas utilizam a Sinergia operacional, a economia de escala com lotes econômicos de estoques, a aquisição de novas tecnologias entre outras alternativas a serem avaliadas.
Utilização dos Recursos (mão de obra e equipamentos)
A adequada dos recursos é muito importante, evitando a ociosidade e desperdícios quando não são devidamente utilizados, ou o excesso de utilização, podendo gerar um desequilíbrio em determinados setores em relação a outros, podendo ocorrer desgastes e defeitos (no caso dos equipamentos).
Utilizar os recursos produtivamente no horário de trabalho é essencial, no entanto, deverá haver uma organização nessa distribuição das tarefas.
Referência
Linhares, Eduardo
Logística eficiente/Eduardo Linhares. -- Barueri, SP: Novo Século Editora, 2024.120p.
Indicação de cursos:
Curso Formação Pacote Office, da Expert Cursos, é Um Curso Completo, 100% Online e Atualizado, oferece conteúdo do Básico ao Avançado, com Acesso Vitalício aos Alunos.
Word, Excel e Power Point
Exercícios Práticos (passo a passo) e Suporte Exclusivo
Certificado de Conclusão Válido em Todo Território Nacional
Curso Segredos dos Investimentos para Iniciantes é um treinamento completo, 100% online, focado para você que deseja começar a investir com pouco dinheiro, com segurança, fazendo seu dinheiro render muito mais para que você possa alcançar todos seus objetivos financeiros e realizar seus sonhos.
São 76 aulas, onde você vai aprender a colocar o dinheiro para trabalhar para você!
Todas as VIDEOAULAS SÃO LEGENDADAS para ser mais acessível para todos os alunos.
Comentários