Táticas competitivas dos setores maduros
- Vinícius de Oliveira

- 23 de mar. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 24 de mar. de 2019
São táticas competitivas que podem ser utilizadas pelas empresas estabelecidas no mercado em setores maduros para evitar a entrada de novos concorrentes no mercado e a sua fragmentação, tendo em vista que a fragmentação e a intensa disputa pelo aumento da fatia de mercado têm como consequência a queda dos preços de venda, reduzindo, assim, a lucratividade (fórmula para o cálculo da lucratividade: Lucro líquido/Receita total) do setor.
Com o intuito de proteger sua posição no mercado, as empresas adotam táticas como a proliferação de produtos, a redução de preços e a manutenção da capacidade de produção excedente.
A proliferação de produtos representa colocar na prateleira produtos de diversos segmentos para atrair o consumidor do setor e inibir a entrada de novas empresas. Por exemplo, no setor de saúde, muitas farmácias têm prateleiras contendo produtos de perfumaria, higiene pessoal e, até mesmo, alguns alimentos. Isto acaba por inibir os entrantes no setor pelo aumento dos custos operacionais.
A tática da redução de preços pelos setores ocorre de forma conjunta, em uma combinação implícita entre as empresas (a combinação de preços é proibida) quando percebem a ameaça de entrada de novas empresas, gerando uma queda da lucratividade do setor, o que desanima os novos empresários, os quais necessitam dispor de mais recursos financeiros para o inicio de suas atividades.
A manutenção da capacidade de produção excedente também é uma tática executada em conjunto, ocorrendo quando da ameaça da entrada de novas empresas no setor, fazendo com que as empresas já estabelecidas no mercado exponham essa capacidade para “assustar” os novos empresários. Em caso de muita oferta de um determinado produto no mercado, geraria maior competição de preços de venda, aumentando o poder de barganha do consumidor, o que não seria atrativo para os entrantes.
As empresas buscam a consolidação do mercado para obter uma fatia cada vez maior e, quem sabe, tornar-se líder de mercado, por isso elas adotam táticas para evitar que o setor fique cada vez mais fragmentado, pois a fragmentação acaba provocando intensas disputas de preços e custos devido ao aumento da competição. Se partir de um setor já fragmentado, as empresas de maior porte podem adotar estratégias para a consolidação do mercado, como as fusões, por exemplo, que podem proporcionar benefícios relacionados a sinergias operacionais, financeiras etc.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Hill, C.; JONES, G. O essencial da administração estratégica / Charles Hill, Garet Jones.; tradução Rogério Waldrigues Galindo; revisão técnica Eduardo Armando. - São paulo: Saraiva, 2013
Acessem a página abaixo (link) para obter informações sobre a planilha que auxilia o empreendedor no calculo do preço de venda dos produtos, controle de estoques e vendas. Desenvolvida por Maurício Nunes.
Ideal para pequenos comércios, cozinheiros(as) e artesãos.







Comentários