Analise as necessidades e comportamentos atuais do seu público-alvo
- Vinícius de Oliveira

- 3 de jan. de 2021
- 3 min de leitura
A pandemia do novo Coronavírus ensinou algumas lições para os empreendedores, empresários e gestores de empresas. Uma lição importante é fazer um bom planejamento estratégico e dar a devida atenção ao capital de giro (capital necessário para manter as suas operações) adequado para a sua organização. Outra coisa importante é negociar com fornecedores e clientes para negociar os melhores prazos para pagamentos e recebimentos, respectivamente, de forma a manter um fluxo de caixa favorável à empresa, visando arcar com suas despesas de curto prazo. É primordial, também, avaliar a atuação da área de Marketing e Vendas a fim de providenciar o giro de estoques e o faturamento (receitas) necessários para obter o lucro esperado pela organização.
Creio que a principal lição, no entanto, é ouvir, constantemente, e ter empatia com o seu cliente. É claro que as organizações devem buscar o contato com os clientes e consumidores utilizando recursos de menor custo possível, respeitando o seu orçamento. Uma boa atitude é perguntar ao cliente se deixou de encontrar algo que desejava no estabelecimento. Isso é necessário, principalmente, para os varejistas que possuem baixa diferenciação no seu produto, e que precisam manter um estoque adequado para atender ao cliente no momento da compra/demanda. Outro bom exemplo, é colocar uma caixinha na loja física destinada a coletar sugestões, reclamações, elogios e dúvidas de clientes, e utilizar e-mails (mensagem eletrônica), caixas de mensagens e Chats online em sites para ouvir os clientes. Em um setor fragmentado e competitivo não é interessante para o empresário que o cliente chegue no estabelecimento e não encontre um produto que seja importante para ele (cliente) e, que gere faturamento significativo para a empresa no final do mês. Além disso, as empresas devem está atentas às mudanças e tendências do segmento de mercado, como o aumento das compras online e do Delivery (entrega ao cliente), quais são as redes sociais que proporcionam os maiores retornos em vendas, e quais são as localizações dos clientes e os dispositivos (celular – móvel ou computador) mais utilizados pelos compradores para a localização e/ou compra na empresa, por exemplo.
O mais importante é saber quais são as atuais necessidades e comportamentos do seu público-alvo. Neste período de pandemia, onde as pessoas estão mais tempo em casa, é fundamental saber se mudaram os hábitos de consumo do seu cliente, como no consumo de alimentos essenciais e produtos de limpeza, por exemplo; ou no consumo de carros seminovos ou piscinas de plástico, exemplificando. Essas coisas consumidas dependem das prioridades dos clientes em cada situação de emprego, renda e classe social. E a devida mensuração ocorre somente com bons relatórios (com os dados e informações devidamente coletados e processados) das próprias empresas e/ou pesquisas externas com metodologias e amostras adequadas.
Caso a empresa faça inovações e diversificações sem saber as tendências tecnológicas e de produtos para o segmento, e as expectativas e as necessidades atuais do seu público-alvo, corre o risco de haver desperdício de recursos, principalmente, dinheiro, estrutura e tempo.
Acessem a página abaixo (link) para obter informações sobre a planilha que auxilia o empreendedor no calculo do preço de venda dos produtos, controle de estoques e vendas. Desenvolvida por Maurício Nunes.
Ideal para pequenos comércios, cozinheiros(as) e artesãos.
Acessem a página abaixo (link) para obter informações sobre o curso Segredo dos Investimentos para Iniciantes. Descubra como começar a investir do zero e conquistar seus objetivos financeiros com o curso do Coach financeiro, Investidor e Empreendedor de Alta Performance, William Hunt. https://go.hotmart.com/E45291622X









Comentários