Análise consumidor: Aumentou o percentual de famílias endividadas e inadimplentes em Agosto de 2019
- Vinícius de Oliveira

- 15 de set. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de set. de 2020
A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), apurada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostra que houve aumento no percentual de famílias com dívidas e famílias inadimplentes (dívidas ou contas em atraso) no mês de Agosto de 2019 em comparação ao mês de Julho de 2019 e ao mês de Agosto de 2018, como segue:
Endividamento das famílias:
Agosto de 2019: 64,8%
Julho de 2019: 64,1%
Agosto de 2018: 60,7%
Inadimplemento das famílias:
Agosto de 2019: 24,3%
Julho de 2019: 23,9%
Agosto de 2018: 23,8%
As empresas devem analisar esse comportamento do consumidor perante a realidade socioeconômica do país, para verificar os riscos de inadimplência em seus negócios, a revisão da política de concessão de créditos, formas de pagamento, prazos de pagamento, procedimentos e processos de negociação de dívidas em atraso e cobranças. Por isso, as organizações empresariais devem buscar todas as informações referentes a essa pesquisa, para contribuir na tomada de decisões.
O uso do crédito pelo consumidor deve ser de forma responsável e inteligente, possibilitando a obtenção de rendimentos em investimentos no período, desde que o crédito seja oferecido sem cobrança de juros. De qualquer forma, o consumidor deve analisar se as despesas não extrapolarão o seu orçamento familiar, tendo em vista os altíssimos juros cobrados sobre o atraso de pagamento dos cartões de crédito e sobre o uso do cheque especial dos bancos. O crédito utilizado de forma consciente e prudente traz benefícios aos consumidores. Claro que se o consumidor tem recursos financeiros disponíveis para o pagamento à vista, o mesmo pode negociar um bom desconto no pagamento, chegando a um acordo favorável ao consumidor e à empresa credora.
O grande problema é o descontrole do orçamento familiar e, consequentemente, do uso do crédito pelo consumidor, gerando a inadimplência, o que traz a cobrança de juros. Por isso, as empresas devem sempre revisar os processos para a aprovação de crédito aos consumidores e estipular os índices de inadimplência aceitos para os negócios. Além de aprimorar os processos de cobrança e negociação.
Muitas pessoas contratam um financiamento de um bem ou um empréstimo pessoal a juros altos para pagar em longo prazo, visando antecipar a realização de sonhos, e acabam comprometendo grande parte da renda familiar. A ocorrência de imprevistos no longo período da dívida, pode propiciar a falta de capacidade de pagamento, gerando, assim, a inadimplência.
Cabem as empresas tomarem as decisões para proteção contra a inadimplência, mas procurando manter a competitividade no mercado com uma relação sustentável com seus clientes, contribuindo para o fluxo normal de seu ativo circulante, utilizado no pagamento a trabalhadores (salários), fornecedores e governo (impostos).
REFERÊNCIAS
Extra, Percentual de endividados aumenta em agosto e é o maior em seis anos. Disponível em: <https://extra.globo.com/noticias/economia/percentual-de-endividados-aumenta-em-agosto-e-maior-em-seis-anos-23948115.html >. Acesso em 14 de Setembro de 2019.
Acessem a página abaixo (link) para obter informações sobre a planilha que auxilia o empreendedor no calculo do preço de venda dos produtos, controle de estoques e vendas. Desenvolvida por Maurício Nunes.
Ideal para pequenos comércios, cozinheiros(as) e artesãos.







Comentários