Barreiras à entrada de novos concorrentes
- Vinícius de Oliveira

- 26 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
Uma das barreiras de entrada para novos concorrentes é a economia de escala, que representa a redução dos preços nas aquisições em volumes maiores junto a fornecedores, tendo em vista a utilização de tecnologia que permita a produção com menor custo.
A economia de escala representa uma barreira de entrada para os novos concorrentes, pois as empresas já estabelecidas e que possuem uma fatia de mercado (Market share) maior terão maior facilidade em realizar o giro de grandes estoques, tendo maior potencial de vendas.
Outra barreira de entrada é a diferenciação do produto. A diferenciação do produto atrai os consumidores, pois oferece melhores valores e soluções para seus clientes. Quando o entrante chega ao mercado, leva tempo e recursos financeiros até ele conseguir replicar determinada diferenciação de produto e adaptá-la ao seu produto. E isso leva tempo para aprender e desenvolver, na proporção da complexidade da diferenciação oferecida ao cliente. Depende, também, dos fatores críticos de sucesso do negócio.
A disponibilidade de um valor de capital considerado elevado para começar as operações e manter a empresa até ela obter o lucro planejado, representa uma barreira de entrada para muitos empreendedores que desejam abrir sua empresa, pois muitos não têm a reserva financeira necessária.
A desvantagem de custo também é um entrave. A empresa que já está estabelecida no mercado possui um custo menor de produção, devido à sua curva de aprendizado mais evoluída, tecnologia exclusiva (trabalho de inovação), acesso facilitado a fontes de materiais e uma localização estratégica e privilegiada para o segmento de mercado, recebimentos de subsídios do governo, e incentivos fiscais, devido à localização de fábrica ou atividade exercida, por exemplo.
As empresas que chegam agora no mercado levam mais tempo e investimento até conseguir atingir os melhores canais de distribuição e venda, sejam galpões logísticos, estabelecimentos comerciais, lojas virtuais, redes sociais, aplicativos, porta a porta, Delivery, entre outros.
A política governamental é uma barreira de entrada quando não propõe melhorias na estrutura logística do país; aumenta taxas e impostos para os empresários; não estabelece políticas voltadas para o crédito a empresas; aumenta as regulações de determinadas atividades; aumenta as exigências visando a sustentabilidade ambiental, aumento da Taxa Selic, o que influi no endividamento das empresas.
Acessem a página abaixo (link) para obter informações sobre o curso Segredo dos Investimentos para Iniciantes. Descubra como começar a investir do zero e conquistar seus objetivos financeiros com o curso do Coach financeiro, Investidor e Empreendedor de Alta Performance, William Hunt. https://go.hotmart.com/E45291622X
Acessem a página abaixo (link) para obter informações sobre o curso online de Auxiliar Administrativo - O curso nº 1 para quem quer entrar no mercado de trabalho!









Comentários