Centralização e descentralização da atividade logística
- Vinícius de Oliveira

- 17 de dez. de 2020
- 2 min de leitura
A centralização ocorre quando os produtos são tratados diretamente pela alta administração, compartilhando a mesma estrutura logística para a entrega do produto ao cliente externo.
O lado positivo nesse tipo de estrutura é a possibilidade de maior controle pela empresa, possibilitando a otimização da estrutura e processo, com o balanceamento dos custos envolvidos. Por exemplo, pode-se utilizar o mesmo depósito, equipamentos, sistema para fazer o pedido de compras e para receber pedidos de clientes, e transporte para atender a demanda de diferentes grupos de produtos, com a elaboração de roteiros de transporte, obtendo uma economia de escala com a organização das atividades, aproveitando-se melhor dos recursos disponíveis.
A descentralização da atividade logística para cada divisão proporciona um atendimento mais ágil e personalizado para cada tipo de cliente. Esse tipo de estrutura seria a ideal quando os produtos forem muito distintos em seu tratamento na logística empresarial.
A grande dificuldade na descentralização das atividades é que não há uma visão holística e sistêmica dos gestores e executores de cada divisão, dificultando o melhor aproveitamento dos recursos e competências possível para a organização. Nesse caso, é mais complicado estruturar um processo de forma a obter uma economia de escala, pois cada divisão acaba concentrada em seus próprios resultados.
Acessem a página abaixo (link) para obter informações sobre a planilha que auxilia o empreendedor no calculo do preço de venda dos produtos, controle de estoques e vendas. Desenvolvida por Maurício Nunes.
Ideal para pequenos comércios, cozinheiros(as) e artesãos.
Acessem a página abaixo (link) para obter informações sobre a Apostila digital com 51 receitas dos bolos mais deliciosos, contendo todo o passo a passo, dicas de precificação e sugestões de embalagens!









Comentários