Como se tornar um MEI (Microempreendedor individual)?
- Vinícius de Oliveira

- 19 de mai. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de set. de 2020
Atualmente, o Brasil enfrenta altos percentuais de desemprego (o que representaram 13,4 milhões de pessoas no 1º trimestre de 2019, segundo o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), fazendo com que muitas pessoas iniciem um projeto no empreendedorismo. Para auxiliar o início das atividades empresariais, seguem informações importantes para a formalização em MEI:
O faturamento da empresa pode alcançar até R$ 81.000,00 por ano;
não participar como sócio, administrador ou titular de outra empresa;
pode contratar no máximo 1 (um) empregado;
exercer uma das atividades econômicas previstas no Anexo XI, da Resolução CGS nº 140, de 22 de maio de 2018, o qual relaciona todas as atividades permitidas ao MEI;
consultar a prefeitura do seu município para saber se sua atividade pode ser exercida no local escolhido;
o Servidor público deve verificar se sua legislação permite ser MEI;
verificar se recebe algum benefício previdenciário (salário-maternidade, auxílio-doença, auxílio idoso, aposentadoria por invalidez, Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social. A formalização pode levar ao cancelamento do benefício.
Cumprir as dicas e obrigações de segurança e boas práticas informadas pelo Corpo de Bombeiros (http://www.portaldoempreendedor.gov.br/temas/quero-ser/formalize-se/produza-com-seguranca) e Vigilância Sanitária (http://www.portaldoempreendedor.gov.br/temas/quero-ser/formalize-se/dicas-de-seguranca-da-anvisa )
Vantagens de ser um MEI (Microempreendedor individual):
Poderá vender para o governo;
terá acesso a produtos e serviços bancários, como crédito;
baixo custo mensal de tributos (INSS, ISS ou ICMS) em valores fixos;
terá CNPJ e Alvará de Funcionamento sem custo e sem burocracia;
poderá emitir Nota Fiscal;
acesso a apoio técnico do SEBRAE;
direitos e benefícios previdenciários: Aposentadoria por idade, Aposentadoria por invalidez, Auxílio-doença, Salário-maternidade, Pensão por morte (para a família)
paga um valor fixo para recolhimento de impostos com a contribuição mensal - DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).
Obs1.: Para ter acesso às vantagens é necessário estar em dia com a contribuição mensal - DAS (obrigatória);
Obs2.: Uma vez por ano o valor da contribuição mensal (DAS) é atualizado, quando o salário-mínimo for alterado.
As informações supracitadas foram obtidas no site do Portal do Empreendedor-MEI do Governo Federal (http://www.portaldoempreendedor.gov.br/ ).
REFERÊNCIAS
MICROEMPREENDEDOR Individual - Quero ser - Formalize-se. Disponível em: <http://www.portaldoempreendedor.gov.br/> Acesso em: 19 de Maio de 2019.
Acessem a página abaixo (link) para obter informações sobre a planilha que auxilia o empreendedor no calculo do preço de venda dos produtos, controle de estoques e vendas. Desenvolvida por Maurício Nunes.
Ideal para pequenos comércios, cozinheiros(as) e artesãos.







Comentários