top of page
  • Google+ Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon

Decisões financeiras das empresas

Atualizado: 23 de ago. de 2019


Para tomar boas decisões financeiras para as empresas, os gestores devem observar os indicadores econômicos visando a tomada de decisões. Por exemplo, a taxa básica de juros na economia, a TAXA SELIC, sofreu um corte na última reunião do COPOM (Comitê de Política Monetária), passando de 6,50% para os 6,00% atuais, influenciando a oferta de crédito mais barato no mercado, contribuindo para o aumento do investimento na produção das empresas e do consumo das famílias, que é influenciado diretamente pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) e pelo índice de desemprego e renda da população; a taxa de câmbio e o IPCA são outros exemplos de indicadores importantíssimos. As variações (oscilações) de preços de ações e commodities e de taxas de juros e câmbio representam o risco de mercado. O chamado risco sistêmico.

A redução da Taxa Selic e do IPCA em conjunto com a medida de liberação de percentual do FGTS visa “aquecer” o mercado, estimulando a produção e o consumo. O estímulo ao aumento da produção também possui o objetivo de aumento dos postos de trabalho formais e crescimento do empreendedorismo.

Por isso, é de suma importância a elaboração da Matriz SWOT no planejamento estratégico, analisando as oportunidades e as ameaças (macroambiente e ambiente de tarefas) e os pontos fortes e fracos (empresa). Através dessa análise, pode-se trabalhar para corrigir os pontos fracos e fortalecer, ainda mais, os pontos fortes considerados importantes para o sucesso do negócio, ao mesmo tempo que são traçados planos de ação para os cenários provável, otimista e pessimista.

É importante que as empresas sempre busquem otimizar os processos e melhorar a produtividade, além de negociar sempre as melhores condições de preço com fornecedores de produtos e serviços, visando obter vantagem competitiva relacionada ao baixo custo de suas operações e produções, além de buscar a melhoria da qualidade e diferenciação de seus produtos.



Acessem a página abaixo (link) para obter informações sobre a planilha que auxilia o empreendedor no calculo do preço de venda dos produtos, controle de estoques e vendas. Desenvolvida por Maurício Nunes.

Ideal para pequenos comércios, cozinheiros(as) e artesãos.



Comments


  • Grey Google+ Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Icon

© 2019-2024 by Blog de Negócios Brasil.  Proudly created with Wix.com

bottom of page