Estratégias de reestruturação, transferência de competência e a obtenção de economias de escopo
- Vinícius de Oliveira
- 13 de abr. de 2019
- 2 min de leitura
As empresas dispõem de alternativas de estratégias, visando aumentar a eficiência, a eficácia e, consequentemente, a competitividade. A estratégia de reestruturação refere-se à redução de departamentos, divisões e níveis hierárquicos, com redução de funcionários, buscando a redução dos custos operacionais e a otimização dos processos-chave. O que envolve, também, a redução da diversificação de negócios da empresa. Isso engloba a análise e a definição de um novo organograma e, talvez, a redefinição das atribuições e responsabilidades dos cargos. Por exemplo, se em uma grande fabricante de relógios, os gestores da alta administração decidem extinguir a área de negócios de relógios de luxo, responsável pela produção no segmento de relógios de luxo, por entender que deve focar em suas competências distintivas na produção de relógios populares, proporcionando valor na percepção dos clientes deste segmento, superior aos concorrentes, além de reduzir os custos operacionais provenientes da atividade extinta. A transferência de competência é uma opção em que a empresa diversifica, adquirindo negócios de setores diferentes, os quais possuem competências distintivas reconhecidas pelo mercado, havendo, assim, uma transferência de competências entre os negócios da organização. Exemplificando, uma empresa com dificuldades na área de Marketing, pode realizar uma aquisição de uma empresa de outro setor com excelente desempenho nessa área funcional, aproveitando-se da transferência da competência de Marketing. Já a obtenção de economias de escopo ocorre quando do compartilhamento de recursos e capacidades entre negócios para reduzir o custo operacional. Por exemplo, dois negócios utilizando a mesma fábrica, aproveitando-se de uma capacidade ociosa verificada, ou seja, o aluguel desse estabelecimento compartilhado será dividido, e a fábrica terá sua capacidade plena utilizada. Em outra situação, dois negócios podem compartilhar a expertise de uma equipe de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) para inovar processos, produtos e tecnologias.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Hill, C.; JONES, G. O essencial da administração estratégica / Charles Hill, Garet Jones.; tradução Rogério Waldrigues Galindo; revisão técnica Eduardo Armando. - São paulo: Saraiva, 2013
Acessem a página abaixo (link) para obter informações sobre a planilha que auxilia o empreendedor no calculo do preço de venda dos produtos, controle de estoques e vendas. Desenvolvida por Maurício Nunes.
Ideal para pequenos comércios, cozinheiros(as) e artesãos.
Comments