Inovação e diversificação
- Vinícius de Oliveira
- 12 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
Nesses tempos de alta competitividade do mercado, principalmente, em setores que possuem baixa barreira de entrada para novas empresas, tornando o setor fragmentado, a inovação e a diversificação tornam-se medidas importantes para a sustentabilidade das empresas ao longo dos anos, evitando, assim, a mortalidade precoce do negócio.
Os empresários devem está sempre atentos aos movimentos do mercado e às tendências do segmento, verificando negócios, processos, tecnologias e produtos, visando providenciar medidas que garantam um diferencial competitivo. O objetivo é se antecipar aos concorrentes, ou conseguir responder rapidamente a algum movimento (mudança) no mercado.
A inovação e a diversificação, caso sejam bem planejadas (e executadas conforme as possibilidades da organização, tendo sempre prioridades mediante os recursos escassos), podem gerar valor agregado na percepção do consumidor, por isso o foco deve ser no cliente, para atender as suas atuais necessidades, comportamentos (processo de decisão de compra), preferências e expectativas, e propor as melhores soluções. Se não houver planejamento, podem ocorrer desperdícios de recursos financeiros e de tempo.
Simultaneamente à busca pela inovação e diversificação, os gestores devem perseguir a liderança em redução de custos, com a melhoria contínua dos processos-chave, a estratégia e negociação de preços e prazos de pagamento com fornecedores, o uso de tecnologias que melhorem a produtividade e possam ser utilizadas em todos negócios da organização, e o compartilhamento de recursos, através de parcerias entre empresas.
A inovação é observada sob novas formas de solucionar problemas e atender necessidades do consumidor moderno, mostrando a capacidade de diferenciação em relação à concorrência, e a diversificação pode ser observada em negócios, serviços e produtos. Por exemplo, em uma livraria pode se ter uma sala de leitura, um "café" e material de papelaria. Em uma seguradora pode-se ter vários tipos de seguro: Seguro para veículos, residências, previdência privada, seguro de vida. Além disso, existem empresas que são controladoras de outras empresas de negócios diversos.
Acessem a página abaixo (link) para obter informações sobre a planilha que auxilia o empreendedor no calculo do preço de venda dos produtos, controle de estoques e vendas. Desenvolvida por Maurício Nunes.
Ideal para pequenos comércios, cozinheiros(as) e artesãos.
Acessem a página abaixo (link) para obter informações sobre a Apostila digital com 51 receitas dos bolos mais deliciosos, contendo todo o passo a passo, dicas de precificação e sugestões de embalagens!
Comments